Após a vitória contra o Juventude, o técnico do Grêmio Gustavo Quinteros comentou sobre a arbitragem da partida. Mesmo com a vitória na primeira partida da semifinal, o principal assunto do jogo foram as falhas do árbitro e do VAR. Na coletiva Quinteros foi perguntado sobre esses problemas, e o comandante gremista revelou estar preocupado com a sequência do campeonato.
O jogo de ida da semifinal do Gauchão foi marcado pelos erros da arbitragem, e por toda a repercussão no pós-jogo envolvendo os dirigentes do Grêmio. Entretanto o técnico Quinteros também se posicionou sobre o tema, sendo um pouco mais ponderado, mas mesmo assim se mostrou muito preocupado com tudo que vem acontecendo com o tricolor em campo.
A principal questão levantada por Quinteros, foi a falta de critério do árbitro em avaliar os lances dentro da partida, e focou a reclamação no lance que envolveu o meia Monsalve, em um lance de possível pênalti para o tricolor.
"O critério do VAR para chamar a jogada no meio do campo não é o mesmo critério da jogada do pênalti no Monsalve. Tomara que seja a última vez, tomara que seja algo passageiro."
Dirigente do Grêmio dispara contra arbitragem: "Não vamos baixar a cabeça"
O Grêmio venceu o jogo contra o Juventude na primeira partida das semifinais do Gauchão 2025. O Tricolor saiu com o 2 x 1 no placar dentro da Arena, mas o resultado poderia ter sido ainda melhor, ainda mais com um lance de abitragem em debate.
O lance de Monsalve no primeiro tempo gerou muitas reclamações e uma manifestação formal da direção. Em entrevista coletiva, o vice de futebol Tricolor, Alexandre Rossato disparou contra a arbitragem e pediu que ela seja justana sequência do estadual.
"Pela primeira vez na minha vida eu vejo o time do Grêmio jogar bem em um trabalho em evolução, e aí, a gente vê o que aconteceu aqui hoje. Um erro que pode significar até mesmo a classificação do Tricolor. (…) São diversos lances que são inadmissíveis. A gente chama atenção aqui que são reiterados erros. O lance do pênalti foi muito mais agressivo, e o Grêmio teve seu gol anulado. Mais um lance que pode significar a classificação. (…) O Grêmio não vai abaixar a cabeça. Vamos disputar esse Gauchão dentro de campo. Tudo que se pede é uma arbitragem justa, nada além disso.", disse o dirigente gremista.