Comitê indica acerto do árbitro em lance de Grêmio x Flamengo e revolta torcida

(Photo by Miguel Schincariol/Getty Images)

Na partida entre Grêmio e Flamengo na Arena, no último domingo(13), muitas reclamações aconteceram envolvendo um possível pênalti não marcado para o Grêmio no primeiro tempo do jogo. E assim mesmo com o áudio do VAR liberado e agora com a nota divulgada pelo comitê de arbitragem, a revolta da torcida aumentou.

Aos 14 minutos da primeira etapa, Braithwaite foi na linha de fundo e tentou o cruzamento. A bola bateu no braço de Gerson. E no momento do lance a reclamação por parte dos jogadores do Grêmio foi muito forte, principalmente pelo banco gremista. Entretanto, após alguns minutos o árbitro Ramon Abatti Abel, mandou o jogo seguir, sem a conferência no VAR, o que gerou muita reclamação por parte dos jogadores e da comissão técnica do tricolor. 

O corpo de arbitragem é formado pelo árbitro Ramon Abatti Abel, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Thiaggo Americano Labes, com o VAR de Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira.

Dessa forma existe um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF. E para esse grupo não há infração do defensor do Flamengo. A bola veio inesperadamente de um companheiro e o braço estava em uma posição natural, sem aumento do espaço corporal.

Confira a nota divulgada pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF:

No dia 13 de abril de 2025, em reunião virtual dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais - CCEI, houve a deliberação técnica em relação aos lances ocorridos aos 06 e 14 minutos do 1º tempo da partida supramencionada.

Os componentes do Comitê Internacional chegaram à conclusão de que, no primeiro lance citado, não há infração do defensor do Flamengo/RJ, pois a bola veio inesperadamente de um companheiro de sua equipe e o braço estava em uma posição natural, sem aumento do espaço corporal. Apesar dos braços estarem por trás do corpo e, se moverem após o desvio da bola, não há a intenção desse movimento, já que o jogador apenas reagiu a mudança da trajetória da bola que veio, inevitavelmente, em sua direção.

No segundo lance, os três componentes do Comitê Internacional chegaram à conclusão de que, há movimentos justificáveis do atacante do Grêmio/RS e do defensor do Flamengo/RJ para a disputa da bola, com a utilização dos braços de forma legal e permitida pela regra, sem causar impacto ao atacante, ou seja, não há falta cometida no lance.

A reunião teve a participação dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais CCEI, Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Ricci, do Diretor de Arbitragem-CBF, Rodrigo Cintra e do integrante da Comissão de Árbitros-CBF, Fabricio Vilarinho.

Quaisquer providências administrativas, sejam elas instruções e/ou arquivamento, serão deliberadas internamente pela Diretoria de Arbitragem-CBF.

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2025.

Confira os comentários da torcida do Grêmio em relação a decisão divulgada pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF 

Confira as tags da notícia

Confira mais sobre a notícia
Acesse nossas redes sociais para conferir

Gostou na notícia ? Compartilhe nas redes sociais!

Outras notícias

A direção gremista segue atenta ao mercado de transferências em busca de reforços para o elenco comandado pelo técnico Mano...
Arbitragem é alvo de polêmica em jogo do Grêmio
Com a abertura da janela de transferências, muitos nomes começam a surgir no cenário do tricolor. E o técnico Mano...
Mano Menezes quer mais reforços no Grêmio
O técnico Mano Menezes ganhou recentemente um novo reforço para a sequência de jogos do Grêmio nesta temporada. Depois de...
Alberto Guerra, presidente do Grêmio
Apesar de querer contratar jogadores, o Grêmio também precisa liberar jogadores e um deles está indo para o futebol europeu,...

Cadastre-se na nossa newsletter

Não fique de fora das emoções do Grêmio! Cadastre-se agora em nossa newsletter e esteja por dentro das últimas notícias, curiosidades e tudo o que envolve o universo tricolor.

Diogo Rossi
Sobre privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do Diogo Rossi respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no nosso site.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como serão usadas.

Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.