Na partida entre Grêmio e Flamengo na Arena, no último domingo(13), muitas reclamações aconteceram envolvendo um possível pênalti não marcado para o Grêmio no primeiro tempo do jogo. E assim mesmo com o áudio do VAR liberado e agora com a nota divulgada pelo comitê de arbitragem, a revolta da torcida aumentou.
Aos 14 minutos da primeira etapa, Braithwaite foi na linha de fundo e tentou o cruzamento. A bola bateu no braço de Gerson. E no momento do lance a reclamação por parte dos jogadores do Grêmio foi muito forte, principalmente pelo banco gremista. Entretanto, após alguns minutos o árbitro Ramon Abatti Abel, mandou o jogo seguir, sem a conferência no VAR, o que gerou muita reclamação por parte dos jogadores e da comissão técnica do tricolor.
O corpo de arbitragem é formado pelo árbitro Ramon Abatti Abel, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Thiaggo Americano Labes, com o VAR de Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira.
Dessa forma existe um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF. E para esse grupo não há infração do defensor do Flamengo. A bola veio inesperadamente de um companheiro e o braço estava em uma posição natural, sem aumento do espaço corporal.
Confira a nota divulgada pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF:
No dia 13 de abril de 2025, em reunião virtual dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais - CCEI, houve a deliberação técnica em relação aos lances ocorridos aos 06 e 14 minutos do 1º tempo da partida supramencionada.
Os componentes do Comitê Internacional chegaram à conclusão de que, no primeiro lance citado, não há infração do defensor do Flamengo/RJ, pois a bola veio inesperadamente de um companheiro de sua equipe e o braço estava em uma posição natural, sem aumento do espaço corporal. Apesar dos braços estarem por trás do corpo e, se moverem após o desvio da bola, não há a intenção desse movimento, já que o jogador apenas reagiu a mudança da trajetória da bola que veio, inevitavelmente, em sua direção.
No segundo lance, os três componentes do Comitê Internacional chegaram à conclusão de que, há movimentos justificáveis do atacante do Grêmio/RS e do defensor do Flamengo/RJ para a disputa da bola, com a utilização dos braços de forma legal e permitida pela regra, sem causar impacto ao atacante, ou seja, não há falta cometida no lance.
A reunião teve a participação dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais CCEI, Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Ricci, do Diretor de Arbitragem-CBF, Rodrigo Cintra e do integrante da Comissão de Árbitros-CBF, Fabricio Vilarinho.
Quaisquer providências administrativas, sejam elas instruções e/ou arquivamento, serão deliberadas internamente pela Diretoria de Arbitragem-CBF.
Rio de Janeiro, 14 de abril de 2025.
Confira os comentários da torcida do Grêmio em relação a decisão divulgada pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF