O atacante Pepê, ex-Grêmio e atualmente no Porto, de Portugal, pode ser negociado nesta janela de transferências. Como detentor de um percentual sobre o lucro de uma eventual venda, o clube gaúcho acompanha de perto os desdobramentos no Porto, que pode negociar o jogador na próxima janela.
De acordo com o jornal português A Bola, o Porto incluiu Pepê entre os nove atletas colocados na lista de transferíveis, em uma tentativa de enxugar a folha salarial e renovar o elenco. O zagueiro brasileiro Otávio, revelado pelo Flamengo, também aparece entre os nomes disponíveis para negociação.
Pepê foi negociado com o Porto em 2021, por 15 milhões de euros. Na ocasião, o Grêmio manteve 12,5% da mais-valia, ou seja, terá direito a uma parte do lucro caso o atleta seja revendido por valor superior ao da compra. Além disso, o Tricolor também poderá receber 2% de qualquer futura transferência internacional, por meio do mecanismo de solidariedade da Fifa.
Nos últimos anos, o atacante chegou a atrair propostas de clubes ingleses entre 60 e 75 milhões de euros, conforme noticiado pela imprensa europeia. No momento, porém, os bastidores indicam que novas ofertas devem ser mais modestas, principalmente por conta da idade do jogador — que completou 28 anos em fevereiro —, da perda de espaço no time titular e do fim de contrato se aproximando.
Caso Pepê seja negociado por 60 milhões de euros, o Grêmio terá direito a:
- 2% do valor total: 1,2 milhão de euros
- 12,5% do lucro (45 milhões de euros): 7,5 milhões de euros
No total, o valor seria de 8,7 milhões de euros (R$ 56 milhões).











