Com a janela de transferências muitos negócios devem acontecer, dessa forma a direção do Grêmio está atenta aos movimentos. Principalmente nas posições que o tricolor tem mais necessidade de contratação. E após alguns negócios não terem dado certo, a cúpula gremista mudou a estratégia na busca por novos reforços.
O Grêmio definiu duas posições como prioridades nesta janela de transferências: um zagueiro e um primeiro volante. Entretanto, após alguns negócios que não avançaram a estratégia gremista mudou, e o técnico Mano Menezes revelou em entrevista para Rádio Bandeirantes que o tricolor segue no mercado, mas não é uma urgência, e ressaltou a qualidade do grupo de jogadores.
“Nós estamos avançando, porque a gente tem que se precaver sobre algumas situações de mercado que podem acontecer, nós estamos sempre atentos. A gente acha que nessa função(volante) como característica a gente precisa um pouquinho mais. Vamos continuar no mercado, não é uma “sangria desatada”, o time não vai ter dificuldades com formação A ou B, jogar. Mas, se pudermos depois para um período mais prolongado para o Grêmio, para o jogador de 2 ou 3 anos de contrato, a gente vai caminhar nessa direção”, relatou Mano Menezes.
Grêmio tenta contratação de atacante Matheus Gonçalves
O tricolor está de olho em Matheus Gonçalves, atacante de 19 anos que pertence ao Flamengo. O clube gaúcho formalizou uma proposta de empréstimo ao Rubro-Negro e conta com o aval de Mano Menezes para tentar contar com o jovem já no segundo semestre.
No Rio de Janeiro, a cúpula flamenguista enxerga o Tricolor como um bom destino para dar rodagem e visibilidade ao atleta. O Flamengo passa por um período de reformulação depois da disputa do Mundial de Clubes e mantém o ritmo de negociações, seja para reforçar o elenco ou para ajustar saídas de jogadores.
A saída de Gerson para o Zenit, da Rússia, surpreendeu internamente e acelerou mudanças na gestão do grupo. Com isso, nomes com menos espaço, como Matheus, estão na lista de possíveis saídas — seja por empréstimo ou venda. Além de abrir espaço no elenco, liberar atletas pouco utilizados também ajuda a aliviar a folha salarial, o que faz parte do planejamento de ter mais fôlego para investir em novas contratações.
Dentro desse cenário, o Grêmio aparece como favorito para fechar com Matheus Gonçalves. A expectativa é que o atacante tenha mais oportunidades em Porto Alegre e evolua sob o comando de Mano Menezes, já que no Flamengo ele ainda não conseguiu se firmar.
Por enquanto, as tratativas ainda estão nos primeiros passos, mas há interesse mútuo em um acerto. A tendência é que a negociação avance com a abertura oficial da janela de transferências, nos próximos dias.