O volante Carballo, que esteve na última temporada atuando nos Estados Unidos, protagoniza mais uma polêmica nos bastidores do Grêmio. O uruguaio não se reapresentou ao Grêmio nesta segunda-feira, contrariando a expectativa da direção. Segundo pessoas ligadas ao clube, o volante enfrenta alguns entraves relacionados à sua mudança para Porto Alegre.
A previsão agora é que ele desembarque na cidade ainda nesta semana, com boas chances de reaparecer no CT já na quarta-feira. Emprestado ao New York Red Bulls, Carballo disputou sua última partida pelos norte-americanos no dia 28 de junho.
A ideia inicial do Grêmio era contar com o retorno do uruguaio no sábado passado, o que acabou não acontecendo. Conforme apurado, as pendências são de natureza burocrática. Em entrevistas recentes, o técnico Mano Menezes contou que chegou a conversar diretamente com Carballo para saber se ele deseja voltar a vestir a camisa gremista após quase um ano nos Estados Unidos — segundo Mano, a resposta foi positiva.
A diretoria tricolor aguardou até o último instante por uma definição. Vale lembrar que o Red Bulls tinha a possibilidade de exercer a compra do jogador ao término do empréstimo. Até o dia 30, quando o contrato se encerrava, o futuro de Carballo ainda era tratado como indefinido pelo seu estafe.
Com a volta do uruguaio, o Grêmio passa a ter 12 estrangeiros no grupo, mas só pode inscrever nove por partida em torneios nacionais — limite que exigirá ajustes no plantel. Enquanto isso, o Nacional, do Uruguai, segue de olho na situação de Carballo.
Embora o Grêmio não tenha recebido nenhuma oferta oficial até agora, alguns clubes fizeram sondagens. O vínculo de Carballo com o Tricolor vai até dezembro de 2026.