O técnico Mano Menezes ganhou recentemente um novo reforço para a sequência de jogos do Grêmio nesta temporada. Depois de enfrentar problemas para se reapresentar ao clube, o volante uruguaio Carballo esteve no CT Luiz Carvalho nesta quinta-feira (10).
O volante esteve emprestado ao New Yorks Red Bulls, dos Estados Unidos, na última temporada e não foi adquirido pelo clube em definitivo. A volta de Felipe Carballo ao Grêmio estava inicialmente programada para o último sábado (5), mas acabou sendo adiada. O jogador precisou passar por nova avaliação física e a expectativa é de que seja liberado em breve para se juntar aos treinos sob comando de Mano Menezes.
O atraso de cinco dias aconteceu por conta de trâmites burocráticos envolvendo a mudança dos Estados Unidos de volta para o Brasil. Durante esse período, Carballo e sua equipe mantiveram contato constante com o departamento de futebol gremista para informar cada detalhe da situação.
Com vínculo até dezembro de 2026, o volante uruguaio ainda é visto como uma possibilidade de negócio para o clube, que busca recuperar os US$ 3 milhões investidos em sua contratação, no fim de 2022, junto ao Nacional. Enquanto não surge uma proposta, Mano Menezes pretende aproveitar o jogador no elenco.
Um fator que pode acelerar a saída de Carballo é o limite de estrangeiros. Nas competições da CBF, apenas nove jogadores de fora podem ser inscritos por partida, mas hoje o Grêmio conta com 12 atletas estrangeiros no grupo principal.
O planejamento é focar na preparação física do meio-campista antes de reintegrá-lo aos jogos. Assim, a tendência é que ele ainda não esteja entre os relacionados para o duelo contra o Cruzeiro, domingo (13), no Mineirão, pelo Brasileirão.