Segundo o jornalista Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha, o futuro de Carballo ainda é preocupação para o Grêmio, mesmo com a saída iminente do atleta. Detalhes separam a oficialização da ida do volante uruguaio ao Portland Timbers, dos Estados Unidos.
O volante uruguaio deve retornar aos Estados Unidos, onde já havia defendido o New York Red Bulls até junho deste ano. O acordo em andamento prevê um novo empréstimo, desta vez com duração mais curta: até dezembro de 2025. O negócio incluirá uma opção de compra fixada em aproximadamente 4 milhões de dólares (cerca de R$ 22 milhões na cotação atual).
A expectativa é que, caso Carballo tenha bom desempenho, o clube norte-americano exerça a cláusula de compra e o ciclo se encerre de forma definitiva. Porém, caso contrário, o Grêmio terá de enfrentar novamente a indefinição, já que o jogador não demonstra interesse em permanecer em Porto Alegre.
O jogador chegou a ser avaliado pela comissão técnica de Mano Menezes, no entanto, a vontade do volante em não permanecer no Tricolor foi determinante para o clube não colocar impeditivos em uma nova negociação do atleta.
O Portland Timbers, atual quinto colocado da Conferência Oeste da Major League Soccer, deve ser o novo destino de Felipe Carballo. Caso o negócio seja concretizado, o volante reencontrará por lá um compatriota: o atacante uruguaio Jonathan Rodríguez, de 32 anos.
Com passagens por clubes como Peñarol, Benfica e Cruz Azul, Rodríguez defende o time norte-americano desde o início da temporada 2024.