O maior ídolo da história do Grêmio, Renato Portaluppi esteve no comando do tricolor até dezembro de 2024, e mesmo após deixar o clube, ainda se repercute sobre o ex-treinador gremista nos bastidores. E principalmente neste momento em que o técnico está livre no mercado.
Após deixar o Grêmio no final de 2024, Renato acabou ficando alguns meses sem trabalhar em 2025. Apenas no mês de abril o técnico ex-Grêmio assumiu o comando do Fluminense. Inclusive conduzindo a equipe carioca para uma participação histórica no Super Mundial.
Entretanto, após algumas situações nos bastidores e uma instabilidade da equipe após a eliminação na Sul-Americana para o Lanús. Renato Portaluppi pediu demissão do Fluminense em meio a coletiva de imprensa pós-jogo.
E assim, desde então livre no mercado, o treinador aguarda propostas para voltar a trabalhar. Porém esse retorno pode acontecer fora do Brasil. Pois, conforme informações do El Espectador Deportes, o Boca Juniors está interessado na contratação de Renato Portaluppi para o próximo ano. O técnico brasileiro conta com o prestígio do presidente do clube argentino, o ex-jogador Riquelme.
Renato deixou o Grêmio ao final de 2024 alegando que precisava descansar. O treinador era um desejo do presidente Alberto Guerra para seguir no comando gremista, mas isso acabou não acontecendo como o mandatário queria.
Depois disso, Renato assumiu alguns meses depois o Fluminense. No super mundial foi semifinalista. Chegou às semifinais da Copa-Sul Americana e acabou eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil com o time carioca.
Vale destacar que Renato fez uma campanha ruim em 2024 no comando gremista. Atrapalhado também pela enchente, o treinador apenas garantiu a presença Tricolor na Série A de 2025 e acabou eliminado nas oitavas da Libertadores e Copa do Brasil.











