Com contrato válido até dezembro de 2025, o técnico Mano Menezes vive um momento de estabilidade à frente do Grêmio, mas acompanha de perto o período eleitoral do clube, que definirá seu novo presidente nas próximas semanas. O primeiro turno da eleição está marcado para a quinta-feira (30), e um possível segundo turno ocorrerá em 8 de novembro.
Mesmo com vínculo vigente, Mano tratou o tema com serenidade e respeito ao ser questionado sobre sua continuidade após a vitória por 3 a 1 sobre o Juventude, na Arena, neste domingo (26). O treinador destacou que entende o processo natural de transição de gestões e reforçou que não faz exigências contratuais para permanecer.
“Eu sempre procuro ficar e trabalhar com quem quer trabalhar comigo. Nunca fiz uma exigência de contrato, mesmo que tivesse cláusula. Acho que todo presidente tem o direito de escolher o treinador com quem ele quer trabalhar. É um cargo de confiança. Até 31 de dezembro vou entregar tudo que eu posso. Se no dia 1º as pessoas entenderem de outra maneira, têm todo o direito”, afirmou Mano Menezes.
Relacionamento e confiança com a atual gestão do Grêmio
O técnico também fez questão de elogiar o relacionamento com o presidente Alberto Guerra, com quem tem trabalhado desde o retorno ao clube. Mano lembrou dos desafios enfrentados na temporada e afirmou que a confiança mútua foi essencial para o equilíbrio do grupo.
“Com o presidente (Alberto) Guerra, passamos momentos muito difíceis. Se você não tem confiança no teu técnico, as coisas não vão andar. É preciso ter essa afinidade. O novo presidente vai escolher o seu treinador na hora certa. Eu acho que não é a hora de falarmos sobre isso.”
Foco total no trabalho dentro de campo
Apesar da indefinição política, Mano Menezes garante estar concentrado exclusivamente no desempenho da equipe. A vitória diante do Juventude consolidou a recuperação do Grêmio no Brasileirão e praticamente afastou qualquer risco de rebaixamento.
Internamente, o técnico é reconhecido pelo bom ambiente com o elenco e pela retomada de competitividade da equipe nas últimas rodadas. A definição sobre seu futuro, porém, ficará mesmo a cargo da nova administração gremista, que assumirá o clube em janeiro de 2026.











