Depois de uma temporada de destaque nas categorias de base, Tiago Augusto Gonçalves, o Tiaguinho, foi integrado ao elenco principal do Grêmio e passa a ser um dos jovens mais observados no início do trabalho de Luís Castro. Aos 17 anos, o volante encerrou 2025 em alta, com protagonismo em competições nacionais e internacionais, e já começa 2026 com status de promessa pronta para ganhar espaço.
Natural de Joinville (SC), Tiaguinho tem multa rescisória de 100 milhões de euros (cerca de R$ 625 milhões) e é tratado internamente como um atleta com perfil para durar pouco tempo no futebol brasileiro. O clube, por sua vez, vê na promoção do meio-campista um sinal do novo momento: mais oportunidades para a base e integração real com o profissional.
Ano forte no Grêmio e protagonismo na Seleção
A evolução do volante ao longo de 2025 foi construída com resultados e rendimento. Pelo Grêmio, ele foi peça importante na campanha do time que terminou como vice-campeão brasileiro sub-17 e também esteve no grupo que chegou à semifinal da Copa São Paulo, principal torneio sub-20 do país.
Na Seleção Brasileira, Tiaguinho também brilhou: foi campeão do Sul-Americano sub-17 e um dos destaques da equipe na Copa do Mundo da categoria, chamando atenção especialmente por sua personalidade em momentos decisivos. Uma das imagens mais marcantes do Mundial foi quando ele converteu um pênalti de “cavadinha”, lance que rodou o mundo e reforçou o perfil confiante do jogador.
Olhar de Luís Castro e confiança da base: “sempre andou na frente”
O desempenho no Mundial sub-17 acabou tendo impacto direto na promoção. Luís Castro acompanhou jogos da competição, gostou do que viu e considera Tiaguinho um jovem com características que podem ser desenvolvidas rapidamente no elenco principal.
A base do clube também trata a adaptação do volante como um diferencial importante. Em entrevista à Rádio Gaúcha neste domingo (28), o coordenador-geral das categorias de base, Francesco Barletta, destacou que Tiaguinho tem maturidade para entender o novo ambiente e conviver com pressão:
“O atleta que vai pro profissional tem que ter a capacidade de entendimento rápido do que está vivendo e a capacidade de se adaptar ao ambiente novo e de uma pressão diferente. O Tiago é um menino que tem essa capacidade de entender o ambiente. Ele sempre andou na frente aqui nas categorias.”
Tiaguinho, inclusive, já teve um primeiro contato simbólico com o grupo principal: foi relacionado para o último jogo do Grêmio no Brasileirão e ficou no banco na goleada sobre o Sport, por 4 a 0, na Ilha do Retiro. Agora, com a pré-temporada se aproximando, o volante inicia 2026 em um cenário que pode acelerar ainda mais sua trajetória — e transformar o “promissor” em realidade no time de cima.











