O Grêmio teve um motivo especial para acompanhar a rodada da Ligue 1 neste domingo. Isso porque o Monaco, clube francês que conta com o lateral-direito Vanderson, garantiu matematicamente a classificação para a próxima edição da Champions League — e isso representa um lucro importante para o Tricolor.
O time do principado fez sua parte e venceu o Lyon por 2 a 0, em casa. Com o resultado, chegou aos 61 pontos e se mantém na terceira colocação do Campeonato Francês. A vaga direta para a fase preliminar da Champions está assegurada, já que o Monaco abriu quatro pontos de vantagem sobre o Nice, atual quarto colocado, restando apenas uma rodada para o fim da competição.
Além da vitória do Monaco, os adversários diretos tropeçaram: o Strasbourg perdeu para o Angers (2 a 1), o Lille foi derrotado pelo Brest (2 a 0) e o Nice caiu diante do Rennes (2 a 0). Com esse cenário, a vaga do Monaco está confirmada com antecedência.
A classificação garante ao Grêmio o recebimento de 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,4 milhões). O valor está previsto em uma cláusula do contrato de venda de Vanderson, que seria ativada caso o Monaco conquistasse a vaga para a Champions e o lateral ex-Grêmio disputasse, pelo menos, 60% dos jogos como titular. Como essa meta já foi atingida nesta temporada, o clube brasileiro agora tem direito ao bônus.
NOITE DE COPA! 🇪🇪 Todos os Tricolores já podem garantir lugar para alentar o Tricolor na partida com o Godoy Cruz. É duelo decisivo e contamos contigo na arquibancada!#GRExGCM #SulAmericana25
— Grêmio FBPA (@Gremio) May 11, 2025
🎫 Adquire o teu em: https://t.co/ZennIsMrDt pic.twitter.com/P5DxXSvxxz
Grêmio pode lucrar ainda mais com Vanderson
Além disso, o Grêmio segue de olho em uma possível transferência de Vanderson. O jogador foi recentemente ligado ao Liverpool, que busca um substituto para Alexander-Arnold. Caso o negócio se concretize, o Tricolor também pode lucrar mais: o contrato prevê 10% sobre a mais-valia em uma futura venda.
Se o Monaco fechar a venda por cerca de 30 milhões de euros (valorização de 19 milhões), o clube gaúcho embolsaria mais 1,9 milhão de euros — algo em torno de R$ 12 milhões.