Mano Menezes prepara nova formação no Grêmio contra o Alianza Lima 
{{brizy_dc_image_alt entityId=

Lucas Uebel / Grêmio

Apesar do revés na última partida do Campeonato Brasileiro, o Grêmio troca o foco para a Sul-Americana, onde enfrenta o Alianza Lima em duas partidas, com o primeiro jogo no Peru. E assim o técnico Mano Menezes deve promover algumas mudanças no tricolor, inclusive modificando o esquema tático.

Com muitos desfalques, o Grêmio terá algumas mudanças no time que enfrentou o Cruzeiro. O lateral esquerdo Marlon volta ao time. Mas, a principal modificação deve acontecer no meio de campo. Cristaldo deve deixar o time titular. 

Conforme informações de GZH, Edenilson deve começar como titular, com um meio de campo formado por Dodi e Villasanti, e com Alex Santana como possibilidade. E no ataque Alysson pelo lado direito e Francis Amuzu pelo lado esquerdo, e de centroavante André Henrique começa a partida, uma vez que Braithwaite segue se recuperando de lesão.

Os motivos que prejudicam Cuéllar de jogar no Grêmio

Após o anúncio de que Cuellar ficará afastado dos gramados por um problema muscular, o tricolor identificou a causa das dificuldades do atleta e estabeleceu um plano de trabalho para que o jogador possa retornar em outro patamar físico.

Antes do comunicado, a comissão técnica de Mano Menezes conversou com Cuellar para traçar um novo planejamento físico para o volante. Houve a análise de que a antiga comissão, comandado por Gustavo Quinteiros, acelerou processos para que o jogador atuasse o mais rápido possível no Campeonato Gaúcho.

Logo que chegou, Cuellar pediu duas a três semanas para trabalhar a parte física. Quinteiros disse que ele iria se preparar jogando, por isso, o volante estreou contra o Monson pelo Campeonato Gaúcho. O próprio jogador confessa a pessoas próximas que errou ao ceder a pressão pra jogar, e não respeitar a adaptação do ritmo do futebol brasileiro.

Gustavo Quinteiros pediu para Cuellar “se condicionar jogando”, pois ele precisava muito dos melhores jogadores o mais rápido possível. Cuellar aceitou o desafio e foi pras partidas, até o jogo contra o Juventude, momento em que sentiu o primeiro problema decorrente da falta de preparação física específica, voltada para força.

Nos primeiros 15 dias de Grêmio, Cuellar teve muitas dificuldades de adaptação ao fuso horário. Em nenhum momento, houve um planejamento específico para o atleta no Grêmio, considerando que Cuellar atuou por cinco temporadas no futebol da Arábia Saudita. Por lá, os treinos eram noturnos e os jogos mais espaçados. Mesmo assim, Cuellar cumpriu a mesma carga destinada a todo o elenco, sem um acompanhamento próximo dos níveis de força e do sono. O atleta por vezes dormia menos de 3h por noite, o que dificultava a adaptação física ao fuso-horário e também a nova rotina no futebol brasileiro.

Com o problema identificado, o Grêmio definiu um plano de ação: O volante terá treinamento específico com Rogerinho para corrigir deficiência de força, constatada por aceleração de processos na chegada do jogador ao Grêmio.

Confira as tags da notícia

Confira mais sobre a notícia
Acesse nossas redes sociais para conferir

Gostou na notícia ? Compartilhe nas redes sociais!

Outras notícias

{{brizy_dc_image_alt entityId=
O Grêmio vai entrar em campo nesta quarta-feira (14) contra o São José com um roteiro bem diferente do que...
{{brizy_dc_image_alt entityId=
O Ceará anunciou recentemente a contratação de um jogador ex-Grêmio para a temporada, com contrato até o final de 2027....
{{brizy_dc_image_alt entityId=
Guido Rodríguez, atualmente no West Ham, é um dos alvos do time do Grêmio para a temporada de 2026 e...
{{brizy_dc_image_alt entityId=
O Grêmio tinha como um dos principais objetivos na janela de transferências o venezuelano Savarino. Entretanto, após uma tentativa de...

Cadastre-se na nossa newsletter

Não fique de fora das emoções do Grêmio! Cadastre-se agora em nossa newsletter e esteja por dentro das últimas notícias, curiosidades e tudo o que envolve o universo tricolor.

Diogo Rossi
Sobre privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do Diogo Rossi respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no nosso site.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como serão usadas.

Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.