O técnico Mano Menezes aproveitou o período sem jogos para fazer alguns testes na equipe com o objetivo de montar o time titular que enfrenta o Mirassol no final de semana Entretanto, o próximo compromisso será o clássico Gre-Nal e alguns jogadores podem ficar de fora da partida.
A situação do Grêmio na tabela do Campeonato Brasileiro, ainda gera preocupação, por isso todo jogo é tratado como decisivo para a sequência da competição. Dessa forma, Mano Menezes colocará força máxima no confronto diante do Mirassol, mas seis jogadores estão pendurados com dois cartões amarelos e assim caso recebam um cartão na partida, estarão fora do clássico Gre-Nal.
Entre os pendurados estão três titulares da equipe de Mano Menezes: o goleiro Tiago Volpi, o zagueiro Walter Kannemann e também o atacante Alysson. Além deles, os zagueiros Wagner Leonardo e Gustavo Martins, e o atacante Amuzu pode ficar de fora do clássico do dia 21 de setembro.
Arena do Grêmio passará por 3 mudanças importantes
A Arena do Grêmio passará por uma série de atualizações nos próximos meses, com foco em melhorar a experiência do torcedor e elevar o padrão de qualidade do campo. As intervenções envolvem troca dos refletores do estádio, compra de novos equipamentos de iluminação artificial para o gramado e, em um passo mais estrutural, substituição do tipo de grama a partir de 2026. As informações foram apuradas e divulgadas pelo repórter Eduardo Picão.
Troca de refletores do estádio do Grêmio
Mesmo com equipamentos instalados recentemente — substituídos durante as reformas decorrentes das enchentes de 2024 — a administração da Arena planeja uma nova troca dos refletores. O objetivo agora é adotar um modelo mais moderno, capaz de sincronizar efeitos de luz ao ritmo das músicas tocadas no estádio, ampliando o espetáculo pré‑jogo e nos momentos de gol, sem abrir mão de eficiência luminotécnica para partidas noturnas. A mudança busca alinhar a Arena às melhores práticas de entretenimento esportivo do país.
Mais tecnologia para tratar o gramado
Outra frente é o reforço do parque de iluminação artificial do campo, tecnologia usada para acelerar a fotossíntese e favorecer a recuperação da grama em períodos de baixa incidência solar ou alta exigência de calendário. Hoje, são três unidades em operação; com a compra já efetuada, o Grêmio passará a contar com nove unidades no total. A expansão do sistema triplicará o custo mensal de manutenção, que sairá de R$ 60 mil para aproximadamente R$ 180 mil, investimento entendido como estratégico para garantir regularidade do tapete verde ao longo de toda a temporada.
Troca do tipo de gramado (a partir de 2026)
A principal mudança está programada para 2026: a substituição do tipo de gramado por uma espécie utilizada na Copa do Mundo de Clubes da FIFA e em diversos estádios da Premier League. A expectativa é obter maior resistência ao pisoteio, melhor drenagem e padrão mais uniforme em diferentes condições climáticas. Trata-se de uma obra de maior complexidade, que exige planejamento de janela de intervenções, testes agronômicos e integração com o calendário de jogos e eventos.











