O Grêmio promoveu mais uma mudança estrutural no departamento de futebol nesta quarta-feira (17). O clube optou pelo desligamento de James Freitas, auxiliar-técnico de 57 anos que fazia parte da comissão fixa, abrindo espaço definitivo para a atuação exclusiva da equipe trazida pelo novo treinador Luís Castro.
Com a decisão, o Tricolor passa a não contar, ao menos neste momento, com um auxiliar da chamada comissão permanente. O trabalho diário junto ao elenco ficará sob responsabilidade dos portugueses Vítor Severino e Pedro Mané, profissionais de confiança de Luís Castro e que chegam para implementar o modelo de jogo do treinador.
A saída de James Freitas foi inicialmente noticiada inicialmente pela Rádio Imortal. O movimento reforça o direcionamento da nova gestão, que busca padronizar a metodologia de trabalho desde o início da pré-temporada de 2026.
Passagem de James pelo Grêmio
James havia retornado ao clube em meados de 2024, para integrar a comissão de Renato Portaluppi, mas sua história no Grêmio é mais longa. Ele já havia trabalhado ao lado de Roger Machado entre 2022 e 2023 e também comandou as categorias de base do clube, com passagem pelo time sub-20 entre 2012 e 2015.
Com larga experiência no futebol brasileiro, o profissional acumula passagens por clubes como Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-MG e Athletico-PR, além de uma experiência internacional no Cerro Porteño, do Paraguai.
A reformulação faz parte do processo de transição conduzido pela nova diretoria gremista, que aposta na autonomia total da comissão técnica de Luís Castro para liderar o projeto esportivo do clube a partir de 2026.











