O Grêmio segue acelerando o processo de reformulação do elenco para 2026. Com a meta de reduzir o grupo de quase 40 jogadores para um máximo de 30 atletas, já contabilizando os reforços, a direção trabalha em duas frentes: liberar nomes sem espaço e qualificar o plantel para o trabalho de Luís Castro.
Nesse cenário, a chegada de Caio Paulista, primeiro reforço encaminhado para a próxima temporada, tem efeito direto na lateral esquerda e faz o clube tratar a situação de Lucas Esteves, que não deve permanecer na Arena.
Grêmio comunica empresário e lateral passa a ser colocado no mercado
Segundo apuração, o Grêmio já informou ao empresário Marcelo Robalinho que Lucas Esteves não deve ser aproveitado em 2026. A decisão se apoia no novo desenho do setor, com a compra definitiva de Marlon e a iminente chegada de Caio Paulista, que passam a ocupar a hierarquia da posição.
Contratado no início de 2025 em meio a uma negociação com o Vitória — por cerca de US$ 1 milhão — o lateral, de 25 anos, não conseguiu se firmar e agora passa a ser oferecido para clubes do Brasil e do exterior.
Athletico-PR e Coritiba foram procurados, mas negócio ainda não avançou
Com a decisão tomada, o estafe do jogador iniciou conversas com possíveis interessados. Athletico-PR e Coritiba, ambos recém-promovidos à Série A, foram consultados, mas não houve avanço até aqui.
A expectativa no clube é de que o negócio mais viável seja um empréstimo, já que o Grêmio dificilmente conseguirá recuperar o investimento feito na contratação. O clube não descarta, inclusive, dividir o pagamento dos salários, considerados elevados dentro do mercado nacional.
- Modelo mais provável: empréstimo
- Possibilidade: Grêmio ajudar nos salários
- Contrato: até o fim de 2027
Base deve completar o setor e Pedro Gabriel entra no radar
Com Marlon e Caio Paulista como principais opções, o Grêmio trabalha com a ideia de que a terceira alternativa para a lateral esquerda venha da base. O nome que aparece como candidato é Pedro Gabriel, de 18 anos, destaque do sub-20.
O jovem deve ser observado por Luís Castro durante a Copa São Paulo e, na sequência, pode ganhar espaço em treinos do elenco principal como mais uma opção para o setor.
Números e cenário de Lucas Esteves no Grêmio
Mesmo tendo recebido oportunidades, Lucas Esteves não conseguiu se consolidar como titular ao longo de 2025. Foram 23 partidas com a camisa tricolor, em um contexto de oscilação e troca constante de opções no setor.
Com o clube buscando reduzir o elenco e reorganizar a folha salarial, a saída do lateral se tornou um movimento considerado natural — e já tratado como prioridade para os próximos dias.











