Grêmio oferece jogador contestado para clubes do Brasil e do exterior
{{brizy_dc_image_alt entityId=

O Grêmio segue acelerando o processo de reformulação do elenco para 2026. Com a meta de reduzir o grupo de quase 40 jogadores para um máximo de 30 atletas, já contabilizando os reforços, a direção trabalha em duas frentes: liberar nomes sem espaço e qualificar o plantel para o trabalho de Luís Castro.

Nesse cenário, a chegada de Caio Paulista, primeiro reforço encaminhado para a próxima temporada, tem efeito direto na lateral esquerda e faz o clube tratar a situação de Lucas Esteves, que não deve permanecer na Arena.

Grêmio comunica empresário e lateral passa a ser colocado no mercado

Segundo apuração, o Grêmio já informou ao empresário Marcelo Robalinho que Lucas Esteves não deve ser aproveitado em 2026. A decisão se apoia no novo desenho do setor, com a compra definitiva de Marlon e a iminente chegada de Caio Paulista, que passam a ocupar a hierarquia da posição.

Contratado no início de 2025 em meio a uma negociação com o Vitória — por cerca de US$ 1 milhão — o lateral, de 25 anos, não conseguiu se firmar e agora passa a ser oferecido para clubes do Brasil e do exterior.

Athletico-PR e Coritiba foram procurados, mas negócio ainda não avançou

Com a decisão tomada, o estafe do jogador iniciou conversas com possíveis interessados. Athletico-PR e Coritiba, ambos recém-promovidos à Série A, foram consultados, mas não houve avanço até aqui.

A expectativa no clube é de que o negócio mais viável seja um empréstimo, já que o Grêmio dificilmente conseguirá recuperar o investimento feito na contratação. O clube não descarta, inclusive, dividir o pagamento dos salários, considerados elevados dentro do mercado nacional.

  • Modelo mais provável: empréstimo
  • Possibilidade: Grêmio ajudar nos salários
  • Contrato: até o fim de 2027

Base deve completar o setor e Pedro Gabriel entra no radar

Com Marlon e Caio Paulista como principais opções, o Grêmio trabalha com a ideia de que a terceira alternativa para a lateral esquerda venha da base. O nome que aparece como candidato é Pedro Gabriel, de 18 anos, destaque do sub-20.

O jovem deve ser observado por Luís Castro durante a Copa São Paulo e, na sequência, pode ganhar espaço em treinos do elenco principal como mais uma opção para o setor.

Números e cenário de Lucas Esteves no Grêmio

Mesmo tendo recebido oportunidades, Lucas Esteves não conseguiu se consolidar como titular ao longo de 2025. Foram 23 partidas com a camisa tricolor, em um contexto de oscilação e troca constante de opções no setor.

Com o clube buscando reduzir o elenco e reorganizar a folha salarial, a saída do lateral se tornou um movimento considerado natural — e já tratado como prioridade para os próximos dias.

Confira as tags da notícia

Confira mais sobre a notícia
Acesse nossas redes sociais para conferir

Gostou na notícia ? Compartilhe nas redes sociais!

Outras notícias

{{brizy_dc_image_alt entityId=
A janela de transferências tem se intensificado nos últimos dias. E assim algumas movimentações têm chamado atenção, principalmente pelas oportunidades...
{{brizy_dc_image_alt entityId=
O Grêmio vai entrar em campo nesta quarta-feira (14) contra o São José com um roteiro bem diferente do que...
{{brizy_dc_image_alt entityId=
O Ceará anunciou recentemente a contratação de um jogador ex-Grêmio para a temporada, com contrato até o final de 2027....
{{brizy_dc_image_alt entityId=
Guido Rodríguez, atualmente no West Ham, é um dos alvos do time do Grêmio para a temporada de 2026 e...

Cadastre-se na nossa newsletter

Não fique de fora das emoções do Grêmio! Cadastre-se agora em nossa newsletter e esteja por dentro das últimas notícias, curiosidades e tudo o que envolve o universo tricolor.

Diogo Rossi
Sobre privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do Diogo Rossi respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no nosso site.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como serão usadas.

Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.