Apesar de uma temporada conturbada na base gremista, onde a categoria Sub-20 esteve perto do rebaixamento no Campeonato Brasileiro da categoria, já a Sub-17 chegou na final do Brasileirão e mesmo perdendo para o Atlético Mineiro a geração da Sub-17 é considerada uma das mais promissoras da história do Grêmio.
Um relatório do Observatório do Futebol (CIES) apontou as 100 melhores categorias de base do mundo. A lista é liderada pelo Benfica, de Portugal, seguido por Barcelona, da Espanha, e o River Plate, da Argentina.
Neste ranking o Grêmio está no top 40. Ocupando a 33ª posição, a base gremista está entre as melhores do Brasil. Tendo também São Paulo, Corinthians, Flamengo e Palmeiras.
Confira o top 40 do ranking feito pelo Observatório do Futebol (CIES):
- Benfica-POR
- Barcelona-ESP
- River Plate-ARG
- Ajax-HOL
- Boca Juniors-ARG
- Sporting-POR
- Dinamo Zagreb-CRO
- Defensor-URU
- Real Madrid-ESP
- Vélez Sarsfield-ARG
- Estrela Vermelha-SER
- São Paulo
- Dínamo de Kiev-UCR
- Corinthians
- Flamengo
- San Lorenzo-ARG
- Nacional-URU
- Palmeiras
- PSG-FRA
- Partizan-SER
- Manchester City-ING
- Atlético Nacional-COL
- Lanús-ARG
- Rosário Central-ARG
- Anderlecht-BEL
- Newell’s Old Boys-ARG
- Genk-BEL
- Cerro Porteño-PAR
- Danubio-URU
- PSV-HOL
- Santos
- Independiente del Valle-EQU
- Grêmio
- Lyon-FRA
- Cruzeiro
- Libertad-PAR
- Internacional
- Fluminense
- RB Salzburg-AUT
- Peñarol-URU
Comentarista destaca jogador com "moral alta" no Grêmio
O ataque do Grêmio promete ser o setor mais disputado para o jogo de domingo (26), diante do Juventude, na Arena. O técnico Mano Menezes ainda não definiu quem formará o trio ofensivo, mas três nomes aparecem como principais candidatos às duas vagas nas pontas: Amuzu, Alysson e Pavón.
Recuperado de lesão, Alysson volta a ficar à disposição e surge como uma das opções naturais para começar entre os titulares. Já Amuzu e Pavón vivem bom momento e vêm de atuações elogiadas na vitória sobre o São Paulo, que serviu como modelo de desempenho ofensivo para o Tricolor.
Pavón com moral alta no Grêmio
Em sua coluna no portal GZH, o comentarista Guerrinha destacou que o argentino Pavón é hoje o jogador mais prestigiado entre os atacantes de lado e deve ser mantido na equipe titular.
“Vai sobrar um. O técnico Mano Menezes decide nesta sexta-feira (24) como vai escalar seu ataque para enfrentar o Juventude no domingo (26), num jogo que pode arquivar de uma vez por todas com a ameaça de rebaixamento. São três os candidatos para duas vagas e quem parece estar mais perto de botar a mão na camisa titular é o argentino Pavon, que está com o moral em alta com o comandante”, escreveu Guerrinha.











