A temporada de 2025 entra em sua reta final — faltam apenas 10 dias para o encerramento — e, nos bastidores, o Grêmio já movimenta suas primeiras decisões para 2026. A futura direção trabalha para reduzir entre 30% e 40% dos custos do departamento de futebol, e dois jogadores devem ser os primeiros a deixar o clube devido ao baixo aproveitamento e ao impacto na folha salarial. A informação é do portal GZH.
Alex Santana será devolvido do Grêmio ao Corinthians
O volante Alex Santana, emprestado pelo Corinthians durante o Mundial de Clubes, não permanecerá em Porto Alegre. O jogador até começou como titular, mas não conseguiu se firmar. No total, disputou 10 jogos, sendo apenas cinco como titular, e o último deles ocorreu em agosto, no empate sem gols contra o Ceará.
Desde o fim de outubro, Alex trata uma lesão grau 2-C no músculo solear da perna direita, e só estará apto para jogar em dezembro. Mesmo assim, não há qualquer perspectiva de utilização.
A devolução ao Corinthians atende a dois objetivos do Grêmio:
- Reduzir custos: o gasto mensal com o atleta passa dos R$ 500 mil, além de US$ 100 mil pagos pelo empréstimo.
- Liberar espaço na folha para reforços da futura gestão.
Enzo deve retornar ao CSA
Outro nome que não permanecerá é o lateral-esquerdo Enzo, de 23 anos. Emprestado pelo CSA — que foi rebaixado à Série D — o jogador foi contratado para ser terceira opção da posição, mas não entrou em campo em nenhuma partida. Esteve no banco seis vezes, mas não recebeu oportunidades.
Com a suspensão de Marlon, Enzo poderá ganhar minutos apenas nas duas últimas rodadas contra Fluminense ou Sport, ou figurar como alternativa para Lucas Esteves. Mesmo assim, o Grêmio não pretende exercer a opção de compra. O jogador já recebeu consultas de clubes das divisões inferiores para 2026.











