O futuro de Mano Menezes no comando técnico do Grêmio será decidido nos próximos dias. A definição, no entanto, só ocorrerá após a partida contra o Sport, neste sábado (7), que marca o encerramento da participação gremista no Campeonato Brasileiro de 2025.
A nova gestão, que assumirá oficialmente o clube após a posse de Odorico Roman, pretende conduzir a conversa de forma institucional e organizada, respeitando o trabalho do treinador e o planejamento para a temporada de 2026.
Após a derrota para o Fluminense, Mano comentou sobre o processo:
— Isso não vai partir do treinador, vai partir da direção. Se eles quiserem conversar antes do último jogo, sabem que podem. Se não quiserem, vão seguir a vida conforme acharem melhor — disse o técnico.
Avaliação será liderada pelo novo executivo
A análise sobre a permanência de Mano será feita pelo departamento de futebol que assume em dezembro. O nome escolhido para comandar o setor, Paulo Pelaipe, deve chegar a Porto Alegre ainda esta semana e terá papel central na decisão.
Mesmo que a escolha seja pela mudança de comando, a reunião com Mano está garantida. A relação profissional entre o treinador, os atuais dirigentes e os futuros gestores é considerada harmoniosa, o que deve conduzir o processo com tranquilidade e respeito.
Calendário apertado do Grêmio para 2026
O elenco gremista terá férias a partir de 8 de dezembro, com reapresentação marcada para 2 de janeiro. Isso deixa o clube com uma pré-temporada curta, já que a estreia no Gauchão 2026 está prevista para os dias 10 ou 11 de janeiro.
A definição sobre o comando técnico será fundamental para iniciar o planejamento imediado, incluindo pré-temporada, reforços e ajustes no elenco.











