Antes mesmo de ter sua saída confirmada pelo Grêmio, o técnico Mano Menezes publicou, na manhã desta terça-feira (9), uma mensagem de despedida em suas redes sociais. A nota marca o fim de sua segunda passagem pelo clube, iniciada em abril deste ano, após a demissão de Gustavo Quinteros.
No texto, Mano agradece funcionários, dirigentes, jogadores e torcedores, destacando o respeito recebido durante sua estadia em Porto Alegre.
“Em meu nome e de minha comissão técnica, agradeço a maneira como fomos tratados pela quase totalidade dos funcionários, dirigentes, jogadores e torcedores... Seguimos em frente. Trabalhando sério, cumprindo com os nossos compromissos até o fim e de cabeça erguida, sempre”, escreveu o técnico.
Ele também mencionou o convite do então presidente Alberto Guerra, responsável por sua contratação em abril, e agradeceu à diretoria que deixou o clube na noite de segunda-feira (8).
Reunião com Odorico Roman definiu o desfecho
Durante a cerimônia de posse, o novo presidente Odorico Roman já havia revelado que teria uma reunião com Mano para definir o futuro do comando técnico. Com a decisão tomada, o Grêmio deve avançar para fechar com o seu favorito: o português Luís Castro, principal alvo da nova gestão para 2026.
Passagem pelo Grêmio marcada por altos e baixos
Vinte anos após o comando da histórica “Batalha dos Aflitos”, Mano retornou ao Grêmio para um ano turbulento. Em 2025, sua trajetória teve momentos de instabilidade, como:
- Eliminação para o Alianza Lima, em plena Arena, nos playoffs da Sul-Americana;
- Derrota para o Sport, lanterna do Brasileirão, também em casa.
Mesmo assim, recebeu voto de confiança do presidente Guerra e conseguiu reagir. Conduziu o time a uma sequência positiva, incluindo:
- Vitória no Gre-Nal do Beira-Rio;
- Crescimento de desempenho coletivo;
- Finalização do Brasileirão em 9º lugar, com vaga garantida na Copa Sul-Americana de 2026.
Com a despedida oficializada por Mano, o Grêmio inicia um novo ciclo sob o comando de Odorico Roman e, em breve, com novo treinador.
No seu site oficial, o Grêmio confirmou a saída de Mano Menezes. Veja a nota:
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica que o técnico Mano Menezes não permanecerá no comando da equipe na próxima temporada.
O Clube agradece pelos serviços prestados ao longo de 2025. Desde o seu retorno, em 21 de abril, o treinador demonstrou mais uma vez o profissionalismo e o comprometimento que marcaram sua trajetória no futebol brasileiro e a sua relação histórica com o Tricolor.
Estendemos, igualmente, nosso reconhecimento aos profissionais que compuseram sua comissão técnica, desejando sorte e sucesso no prosseguimento de suas carreiras.











