O volante Felipe Carballo não se reapresentou ao Grêmio para o início da pré-temporada e acabou multado pelo clube. O uruguaio, que estava emprestado ao Portland Timbers, dos Estados Unidos, até dezembro, não apareceu em Porto Alegre desde a última sexta-feira, quando o elenco iniciou os trabalhos no CT Luiz Carvalho.
Vice do Grêmio cobra postura e diz que clube vai “exercer o papel”
Em entrevista recente ao jornalista Duda Garbi, o vice-presidente do Grêmio, Antônio Dutra Jr., confirmou que o jogador não retornou na data prevista e destacou que, mesmo lesionado, deveria se reapresentar.
“Ele (Carballo) não se reapresentou na data combinada, foi multado e o clube o informou. Ele tentou apresentar várias justificativas, mas mesmo lesionado precisa se reapresentar. Quando voltar, vamos conversar. O clube tem suas regras e todos os funcionários participam disso, inclusive os dirigentes. Nós vamos trabalhar sempre de forma muito justa. Seremos parceiros e honestos. Mas jogador joga, treinador treina e dirigente dirige. A gente precisa exercer o nosso papel. Se não tivermos comando, as coisas acabam indo para caminhos ruins.”
Carballo tem 29 anos e sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho ainda em setembro, no segundo jogo pelo Portland Timbers na MLS. O empréstimo do atleta não previa extensão contratual em caso de lesão, o que fez o jogador voltar a ficar ligado ao Tricolor com o fim do vínculo.
Histórico de atraso e contrato até 2026
A ausência na reapresentação não é um caso isolado. Em julho do ano passado, Carballo também não retornou na data prevista após o empréstimo ao New York Red Bulls, igualmente da MLS. Na ocasião, a direção gremista afirmou que o jogador alegou “problemas na mudança” como justificativa.
Contratado pelo Grêmio em 2023, o volante disputou 40 partidas na primeira temporada pelo clube. No fim daquele ano, lidou com dores no púbis e precisou passar por cirurgia. Em 2024, acabou emprestado ao New York Red Bulls e, posteriormente, ao Portland Timbers.
O contrato do uruguaio com o Tricolor vai até dezembro de 2026.











