O Grêmio deve ter desfalques importantes durante praticamente toda a disputa do Campeonato Gaúcho. Braithwaite e Villasanti ainda se recuperam de lesões graves e, por isso, não devem ficar à disposição ao longo do Estadual. A expectativa, no entanto, é que ambos retornem aos gramados ainda em março.
Além da dupla, o lateral-esquerdo Marlon também segue em tratamento por conta de uma lesão muscular, mas o clube trabalha com a projeção de um retorno já na primeira parte do campeonato, após ficar fora das rodadas iniciais.
Braithwaite mira março, mas decisão do Gauchão é “corrida contra o tempo”
O atacante dinamarquês sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles do pé esquerdo, um tipo de lesão que exige um período longo de recuperação. A previsão é de retorno no início de março, o que colocaria o centroavante perto do limite para atuar na reta final do Estadual.
O detalhe é que as finais do Gauchão estão marcadas para os dias 1º e 8 de março. Ou seja, mesmo que o Grêmio chegue à decisão, a presença de Braithwaite dependeria de uma recuperação considerada antecipada.
Já Villasanti passou por cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e tem previsão de voltar entre o fim de março e o início de abril. O volante se reapresentou nesta segunda-feira e está focado em recuperar ritmo o mais rápido possível, já que também vive a expectativa de estar apto para a Copa do Mundo.
O diretor de futebol Rafael Lima confirmou as projeções de retorno da dupla e reforçou que ambos realizam a recuperação com acompanhamento diário no CT.
— “O Villasanti a previsão é para março ou abril, então ainda tem um longo tempo. O Braithwaite também se apresentou, está fazendo toda a recuperação aqui dentro com os nossos profissionais e a previsão também é para março, se tudo der certo no fim de fevereiro a gente já contar com ele” — afirmou.
Marlon vira baixa no Grêmio; Monsalve foi preservado
O lateral-esquerdo Marlon, que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no fim do Brasileirão passado, não estará à disposição na estreia do Gauchão, mas pode retornar na sequência do campeonato. Já Monsalve, que vinha sendo ausência nos treinamentos, foi preservado por desgaste físico, segundo o clube.
Outros lesionados já treinam e estão em fase final de retorno
Entre os demais jogadores que terminaram a última temporada no departamento médico, a maioria já está integrada ao elenco, ainda que em estágios diferentes.
- Noriega se recuperou de uma lesão nos ligamentos do tornozelo esquerdo e já trabalha em transição.
- Rodrigo Ely, fora há cerca de nove meses, está reabilitado de cirurgia no joelho esquerdo e também participa de parte das atividades com o grupo.
- Balbuena (fratura no tornozelo direito) e o lateral-direito João Pedro (trombose no ombro direito) já estão totalmente recuperados e treinam normalmente no CT Luiz Carvalho.











